sábado, 30 de julho de 2011

As meias promessas e as meias nomeações

Pedro Passos Coelho, eleito primeiro-ministro de Portugal, anunciou ontem no Parlamento a concretização de uma das suas promessas eleitorais: a criação de um site para divulgação pública das nomeações realizadas pelo Governo que lidera.

Como todos se recordam, Passos Coelho prometeu em campanha a criação de uma página de Internet que discriminasse «quem, porquê, para quê e com que competências» foi nomeado. Isto pode ser facilmente verificado, por exemplo, aqui ou aqui.

Deste modo, foi com enorme surpresa que constatei que, deste nível de detalhe, o tal site apenas apresenta o «quem». Sobre o «porquê», o «para quê» e, principalmente, o «com que competências», continuamos exactamente na mesma.

Em alternativa, nesse site, o Governo presenteia-nos com uma iniciativa de cariz voyeurista, revelando pormenores como a idade ou o vencimento, que em pouco ou nada interessarão, podendo até gerar situações incómodas para os visados, na ausência da devida (e prometida) fundamentação.

Há sempre várias maneiras de se fazer as coisas e, neste caso, entre fazê-las bem feitas ou falhar redondamente, o Governo optou pela segunda via. Pior do que isso foi observar a celebração pública, em pleno Parlamento, da concretização de algo que está muito longe de se poder considerar concretizado.

Felizmente, no Diário da República Electrónico podemos continuar a consultar todas as nomeações realizadas, enquanto aguardamos que Pedro Passos Coelho (ou alguém do Governo que lidera) se decida, um dia, a concretizar esta promessa eleitoral.

Sem comentários: