quarta-feira, 29 de junho de 2005

O estágio não remunerado

O estatuto de licenciado (que em Portugal, pasme-se, atribui o título académico "Doutor") é ainda visto por muita gente como uma garantia de integração profissional ou um "passaporte" para a ascensão profissional. No entanto, o mercado de trabalho tem, nos últimos anos, deixado de funcionar como um verdadeiro "mercado", principalmente em algumas áreas de formação. Prova disso tem sido a autêntica "travessia do deserto" que tenho realizado desde que, em Janeiro, concluí a minha Licenciatura e ganhei um prefixo para o meu nome.
Uma vez que a minha área académica é, já por si, pouco dinâmica em termos de integração profissional, não houve grandes ofertas nem "oportunidades de ouro" acessíveis a quem, como eu, acabou de concluir os seus estudos e não possui grande experiência profissional na área. No entanto, e com maior frequência nas últimas semanas, sempre foi surgindo um tipo de oferta que eu, por questões de princípio, sempre rejeitei: o estágio não remunerado.
Basicamente, nesta modalidade, o recém-licenciado coloca ao dispor da Empresa os seus conhecimentos e as suas aptidões, desempenhando funções que nem sempre são as mais aliciantes ou as que melhor correspondem à sua formação superior e, em troca, a Empresa não dá nada. Sim, é mesmo verdade: a Empresa dispõe de mão-de-obra qualificada, podendo até adoptar novas práticas e ideias sugeridas pelo estagiário, fruto das suas capacidades, mas sem atribuir qualquer retribuição financeira, salvo alguns casos em que há o pagamento das despesas de transporte ou de alimentação, mas sempre quantias irrisórias.
A modalidade do estágio não remunerado continua a existir no mercado de trabalho apenas por um motivo: a existência de recém-licenciados que pactuam com esta nova forma de exploração humana, acreditando ingenuamente nas boas intenções da Empresa, que tenta convencer os seus candidatos de que essa será uma "excelente oportunidade" para enriquecimento de conhecimentos, quando na realidade (e principalmente nesta altura do ano) trata-se apenas de substituir pessoal em férias de forma gratuita ou fazer face a um acréscimo de produtividade sem aumentar custos.
Uma Licenciatura é, ainda hoje, uma formação superior. A integração de um recém-licenciado significará, no mínimo, a realização de trabalho que é necessário e proveitoso para a Empresa. As questões que eu coloco àqueles que pactuam e fazem com que esta modalidade perfeitamente aberrante continue a vigorar são simples: para onde acham que está a ir o resultado do vosso trabalho, uma vez que não está a ser-vos entregue no final de cada mês? Consideram aceitável, numa sociedade minimamente evoluída como é a nossa, que alguém trabalhe e não tenha retribuição?
Finalizo com um apelo à Ética e Boas Práticas na Gestão de Recursos Humanos actual. Eu bem sei que não existe nenhuma cadeira de Ética nas Licenciaturas desta área, mas há que ter sempre bom senso e nunca esquecer que gestão não é sinónimo de exploração, sob pena de, em poucos anos, a classe dos Gestores de Recursos Humanos ganhar uma conotação menos positiva na Sociedade.

1 comentário:

Anónimo disse...

Somos o país com mais doutores por m2!Como referiste e muito bem uma simples licenciatura para muitos já é sinonimo de senhor doutor como está?!Deviamos descer à terra e "meter mãos ao trabalho" e deixarmo-nos de filosofias baratas.Concordo contigo, trabalhar sem ter retorno é voltar ao tempo da escravatura,senhores: é só por em practica a logica simples: trabalho logo recebo!Mas sabemos que há gente sempre disposta a trabalhar nessas condições e como resultado temos os patrões que continuam a facturar com o minimo de despesa possivel.Nós é que permitimos, como ouvi uma vez o Sr. professor José Hermano Saraiva dizer: "a vossa geração continua a engolir o que vos dão já mastigado.Por isso está sempre nas nossas mãos mudar, e mudar para melhor convenhamos :)
MC
Monica