terça-feira, 9 de novembro de 2010

Como fazer um bom título segundo o Público

A apetência para o jornalismo político-partidário do Público é de todos conhecida.

Desta vez, não tendo conseguido arranjar melhor maneira de dar a volta à questão, resolveram publicar uma notícia com este título:


Este apelo à grande crise que nos abala e que, este Natal tal como no do ano passado, irá levar inúmeras famílias da classe média a esgotar os stocks de televisores LCD e de telemóveis topo-de-gama das superfícies comerciais, chega a comover. Não a mim, lamento.

A questão é que o jornal Público faz estes títulos de apelo a uma situação de crise asfixiante que assola toda a população, procurando (digo eu) desviar a atenção do que a notícia verdadeiramente veicula.

Antes de desatarmos em pranto por não termos dinheiro para o bacalhau da consoada, olhemos a alguns dados relevantes constantes deste estudo:

1) A redução expectável é de cerca de 6%, correspondendo, em termos médios, a menos de €40;

2) Em termos médios, os Portugueses gastarão mais €105 (22%) do que os Alemães e mais €165 (40%) do que os Holandeses;

3) Nos últimos anos, atentos os custos dos Portugueses com a época natalícia, a parcela destinada a aquisição de bens / presentes (onde se inclui o belo do televisor LCD ou o telemóvel da moda) disparou, a par de uma acentuada descida em custos com lazer (onde se incluem as tradicionais refeições de convívio natalício).

Realmente, para muitos, a pior crise não é a financeira.

***

Adenda
Registo, com agrado, que algumas horas depois da publicação deste post, o jornal Público optou por modificar o título da sua notícia.
A título meramente informativo, o título original desta notícia corresponde, ipsis verbis (erro gramatical incluído), à imagem publicada supra.

1 comentário:

avoema disse...

Sem dúvida Nuno! A pior crise não é a financeira, mas a de falta de valores, morais, éticos, sociais...